Itabuna implanta sistema de rede veloz para agilizar serviços públicos

Serviço beneficia postos de saúde
Ascom/Pedro Augusto

Para melhorar os serviços prestados à população nas áreas de saúde, assistência social e educação a Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Tecnologia acaba de concluir a implantação de uma rede de comunicação de alta velocidade pelo sistema MPLS. Mais de 100 unidades das redes das secretarias municipais da Saúde e da Assistência Social e escolas da rede municipal de Educação já estão atendidas pelo novo sistema.

De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, a nova estrutura de rede de comunicação possibilita o acesso com mais segurança ao banco de dados armazenados no datacenter do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano. Entre as vantagens estão à estabilidade de conexão, segurança no tráfego de informação, qualidade e disponibilidade dos serviços públicos para a população.

 A estrutura de rede implantada pelo município utiliza o Multiprotocol Label Switching (MPLS), que aumenta e melhora a velocidade de encaminhamento de pacotes nas redes públicas o que facilita, por exemplo, a marcação de consultas e exames nas unidades de saúde nos bairros e possibilita acompanhamento de estoque de medicamentos no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. A nova estrutura já está funcionando nas unidades básicas dos bairros São Caetano, Maria Pinheiro, Conceição, Santo Antônio e Califórnia.

Na Secretaria Municipal da Educação, a nova rede já está à disposição dos profissionais de mais de 50 creches e escolas, entre as quais Brasília Baraúna, no São Roque, e Norma Videro, no Fátima. Wenceslau Júnior explica que, além de internet, pela nova estrutura de rede, pode funcionar o sistema de alarme, serviços de voz e vídeo-monitoramento. Gradativamente o sistema será implantado em mais unidades, todas as escolas municipais e postos de atendimento da Secretaria da Assistência Social.